terça-feira, 6 de maio de 2008


Rosas Vermelhas


Rosas! No meu jardim onde cultivo milhares delas,
vermelhas, brancas, amarelas...
Cada uma, é o que é, uma flor!
Mas, nas tuas mãos esta que ora envio,
se entenderes a minha sedução,
e aceitares o meu desafio junto ao teu coração.
Espero, que onde ires guarde-a,
embora por um tempo efemero,

até que murchem as pétalas,
evapore o perfume,
desbote a cor,
para tornar-se então uma terna,
eterna e doce lembrança.
Símbolo de um tempo, que por sua magia jamais se esquece.
Toma, a tua esta rosa vermelha!
Que ela seja portadora da admiração,
do carinho e do amor
que de mim mereces!




ROSAS VERMELHAS


A Rosa Vermelha é uma planta regida por Vênus e Júpiter, associada ao elemento Fogo, é indicada para alegria de ambientes, elevação do humor ou antidepressivo. É excelente para embelezar e trazer sensualidade para o lugar onde for plantada ou trazida em arranjos. Produz sensação de amor, magia e encantamento.
A Rosa Vermelha é calmante para o sistema nervoso e tônico vascular. Podemos fazer um chá com suas pétalas ou comprar um já ensacado e usá-lo sempre que nos sentirmos agitados ou com pernas cansadas, palpitações cardíacas ou intestino desregulado. Ótimo também para o fígado, um chá de rosas vermelhas combate a retenção de líquidos e os ataques noturnos à geladeira.
Um arranjo de Rosa Vermelha na casa ou uma vareta de incenso de rosa vermelha queimado em um cômodo produz uma atmosfera de energia pacificadora, de alegria e produz vibrações de amor. È indicada para colocar em ambientes de pessoas depressivas e ansiosas ou com baixa auto-estima. Também vai bem em um banho de banheira ou de ofurô. A água de rosas é usada para curar ressacas, combater a insônia e também como digestiva. Nos ambientes freqüentados por crianças desperta a afetividade e a quietude. E abre um canal de amor em quem a cultiva ou a vê. Para quem está sem sorte na atração sexual, rosas vermelhas e manjericão colocados em infusão até esfriar produzem um banho cheiroso que desperta maior poder de sedução.




Mitologia - A Rosa segundo a mitologia greco-romana foi criada pela Deusa das Flores (Clóris ou Flora) e consagrada a Vênus ou Afrodite. Seu perfume foi presente de Dionísio. Seu encanto foi dádiva das Três Graças. Originalmente as rosas eram brancas, até que Adônis foi mortalmente ferido e Vênus se feriu em um arbusto de rosas brancas ao correr em seu socorro e fez surgir a Rosa Vermelha. O vermelho representa a paixão amorosa.




Simbolismo – A Rosa Vermelha representa amor, desejo e paixão. Por isso foi muito usada na Antiguidade em cerimônias nupciais e nos ritos funerários de guerras. Tanto noivos como guerreiros recebiam coroa de flores. Quando usada juntamente com a Rosa Branca é símbolo de união e harmonia.




História – A Rosa já existia na Terra desde o período Paleolítico, em estado selvagem. Mas foram os chineses os primeiros a cultivá-las, há cerca de 5 mil anos, descobrindo suas propriedades e usos, principalmente o uso farmacêutico. O nome da Rosa origina-se de Rhodes – ilha grega onde havia abundância de flores. Os romanos introduziram a rosa na Gália há cerca de 2 mil anos. Mas o cristianismo inicialmente a rejeitou por associá-la aos ritos do paganismo. Na Idade Média, a rosa aparecia na literatura como símbolo do amor cortês. Com as Cruzadas o Conde de Champagne trás da Terra Santa, em 1240, uma variedade flores escarlates que foi nomeada na célebre Rosa de Provins depois batizada Rosa Gallica Officinalis pelos botânicos. Uma flor de aroma inebriante que foi apoderada pelos boticários devido a suas múltiplas propriedades medicinais. Passou-se a extrair produtos das rosas e transporta-los para terras vizinha e distantes. Fabricavam-se almofadas e saches com pétalas secas, poções farmacêuticas e conservas medicinais, compotas e guloseimas, dentre outros produtos. No Renascimento a Rosa Vermelha foi associada ao amor eterno. No século XIX, a imperatriz Josefina, esposa de Napoleão I, cujo primeiro nome era Rosa, teve um papel determinante na criação de novas variedades de roseiras na França. A lenda conta que o óleo de rosas foi descoberto na Pérsia por acaso, na festa de casamento de uma princesa. O rei mandou cavar um canal em volta do palácio e o encheu com água coberta com pétalas de rosas. O calor do sol fez o óleo aparecer em forma de espuma, exalando um aroma inebriante.




Curiosidade - O grupo francês Meilland, um dos primeiros produtores de roseiras do mundo, detém hoje mais de 600 marcas de rosas que são objeto de proteção e de investimento de royalties. Para combater as falsificações - na maioria chinesas -, o grupo se cerca de um bom número de advogados que não hesitam perseguir os falsários muito além das fronteiras.




Propriedades – a rosa tem propriedade adstringente; o óleo de rosas é anti-séptico e antialérgico; no uso medicinal atua de forma tríplice no sistema vascular, digestivo e nervoso; melhora a circulação, limpando veias e capilares e tonificando o coração. Aumenta o fluxo da bílis, fortalecendo estômago e estimulando intestinos. É antidepressivo e poderoso calmante. A água de rosas limpa a pele combatendo cravos e espinhas. É fonte de vitamina C. Pétalas de rosas brancas colocadas em pontos diversos da casa acabam com os insetos, especialmente pulgas – experimente colocar debaixo do colchão do cachorrinho doméstico.



FONTE: © Copyright 2004 Zueb Agência de Internet - todos direitos reservados

Um comentário:

Unknown disse...

Admiro muito gosto acho linda rosas vermelhas acho linda demais e minha cor preferida.